PRODUÇÃO E QUALIDADE – Shoei Brasil

QUALIDADE FEITA NO JAPÃO. O nome SHOEI há muito é sinônimo de “premium” no mercado de capacetes para motociclistas – uma credencial que centenas de homens e mulheres leais em nossas fábricas japonesas usam com grande orgulho. A evolução e produção de nossa linha de capacetes de classe mundial é um processo meticuloso que combina o que há de mais moderno em tecnologia com feedback do consumidor, práticas de teste modernas, materiais avançados e quase 60 anos de experiência na construção de capacetes. Assim como o primeiro capacete SHOEI construído por nosso fundador em 1959, cada SHOEI hoje ainda é feito à mão no Japão, utilizando um processo sofisticado que envolve mais de 50 pessoas para cada capacete.

MOLDAGEM DO CAPACETE

A tecnologia proprietária AIM (Advanced Integrated Matrix) e AIM + shell molding da SHOEI integra uma matriz multicamadas de camadas entrelaçadas de fibra de vidro colocadas à mão com fibras orgânicas e resina. Juntos, esses materiais se combinam para maximizar a força e a elasticidade em um casco forte, porém leve, e cada um é marcado pessoalmente pelo técnico responsável por ele para endossar ainda mais a qualidade de cada capacete.

CORTE A LASER

Os lasers controlados por robôs dão a cada capacete sua forma final, cortando as saliências criadas durante o processo de moldagem da concha, bem como criando as aberturas para os olhos e as portas de ventilação. Assim que o processo for concluído, todos os capacetes são inspecionados minuciosamente para garantir a espessura e o peso adequados do material antes de passar para a próxima fase de fabricação.

APLICAÇÃO DE PINTURA E GRÁFICOS

Os intrincados procedimentos de pintura e aplicação de gráficos de SHOEI são incomparáveis. Combinando trabalho manual com processos de automação de última geração para garantir a qualidade ideal, cada capacete possui um acabamento pintado de alta qualidade e decalques aplicados à mão antes de ser selado e protegido com várias camadas de verniz de qualidade. Cada capacete SHOEI recebe até cinco camadas de tinta antes da montagem final. Os intrincados procedimentos de pintura e aplicação de gráficos de SHOEI são incomparáveis. Combinando trabalho manual com processos de automação de última geração para garantir a qualidade ideal, cada capacete possui um acabamento pintado de alta qualidade e decalques aplicados à mão antes de ser selado e protegido com várias camadas de verniz de qualidade. Cada capacete SHOEI recebe até cinco camadas de tinta antes da montagem final.

AJUSTE E CONFORTO

A SHOEI sabe que um tamanho não serve para todos, e é por isso que oferecemos um número líder do setor de tamanhos de conchas, bem como vários tamanhos de forro e espessuras de protetores de bochecha para garantir um ajuste personalizável para cada piloto. Junto com uma extensa pesquisa sobre formatos e tamanhos de cabeça, a SHOEI incorpora uma combinação de características exclusivas de conforto e desempenho na construção de cada capacete. Componentes inovadores, como nossos sistemas 3D Max-Dry Interior, almofadas centrais em forma de 3D para combinar com os contornos da cabeça do piloto, sistemas de forro totalmente removíveis, laváveis e substituíveis, almofadas de bochecha multicamadas, canais de óculos e almofadas de pescoço integradas acentuam o impecável pacotes de conforto exclusivos apenas para capacetes SHOEI.

ASSEMBLÉIA FINAL

Uma etapa crítica no processo de fabricação, a montagem final do capacete é feita com cuidado e precisão, incluindo a instalação de controles deslizantes de ventilação, vedações de proteção, revestimentos de EPS de absorção de impacto e interiores confortáveis. Cada capacete passa por uma inspeção final detalhada antes de ser repassado ao consumidor. Esta estrita conformidade com os processos de produção e padrões de controle de qualidade associados garantem a alta qualidade consistente de um capacete SHOEI.

O ARTESÃO FAZ A DIFERENÇA

O artesanato desempenha um papel significativo na fabricação de cada capacete SHOEI, e isso fica especialmente claro durante o processo de pintura.

PREPARAÇÃO

1. Após o capacete ter sido retirado do molde e todas as partes salientes e aberturas removidas a laser, o capacete recebe seu primeiro escorvamento. A seguir, cada capacete é limpo, lixado e polido à mão e à máquina, produzindo uma superfície impecável para as operações de pintura subsequentes. Trabalhar nas várias cápsulas de capacete com suas próprias peculiaridades requer um alto grau de experiência e especialização.

VERIFICANDO A PREPARAÇÃO

2. A preparação do capacete é cuidadosamente verificada por vários técnicos quanto a quaisquer pequenas manchas e, em seguida, passada para pintura adicional – mas apenas se a superfície estiver absolutamente perfeita.

PINTURA

3. A qualidade de uma operação de pintura depende da qualidade de seus pintores individuais. É virtualmente impossível aplicar uma demão de tinta de alta qualidade à máquina, mesmo com a mais recente tecnologia e tintas de poliuretano. Por esse motivo, apenas técnicos especialmente qualificados são utilizados neste processo.

VERIFICANDO A PINTURA

4. A pintura é submetida a uma inspeção rigorosa quanto a gotejamentos, inclusões e irregularidades antes que a carcaça do capacete prossiga no processo de produção.

APLICANDO O DESIGN

5. Gráficos elaborados, extremamente detalhados e espetaculares fazem parte da imagem de marca de um capacete SHOEI. Em uma etapa de trabalho muito complicada, os decalques de água são aplicados à mão por técnicos especialmente treinados no capacete pintado.

VERNIZ PROTETOR

6. A última etapa do processo de pintura é a aplicação de várias camadas de verniz incolor de alta qualidade na concha para proteger os gráficos e dar ao capacete seu brilho SHOEI inconfundível.

APLICAÇÃO FINAL

7. Antes que um casco de capacete pintado seja passado para a montagem final, a pintura acabada é submetida a uma última inspeção meticulosa. A perfeição, mesmo em áreas que não são notadas por olhos não treinados, é uma obrigação.

SEM CONSESSÕES, MESMO PARA PEÇAS INVISÍVEIS

CONTROLE DE QUALIDADE

Com toda a energia e paixão investidas no design e desenvolvimento de um produto, o mesmo nível de cuidado e devida diligência deve ser alcançado durante o processo de produção. Vários processos exclusivos e de última geração se combinam para produzir a qualidade incomparável pela qual apenas os capacetes SHOEI são conhecidos, e cada capacete deve passar por várias inspeções rigorosas durante a produção antes de ser premiado com o famoso hexágono SHOEI.

CONTROLE DE QUALIDADE NA ETAPA DE DESENVOLVIMENTO

Os padrões de segurança Snell e DOT desempenham um papel importante durante o desenvolvimento de um capacete. O casco do capacete e o forro de EPS de absorção de choque são continuamente testados quanto à dureza e elasticidade e modificados conforme necessário. Isso resulta em um capacete que atende ou excede os padrões estritos que são aplicados e ainda inclui todas as vantagens do design original.

CONTROLE DE QUALIDADE DURANTE A PRODUÇÃO

Diretrizes de controle de qualidade estritas na SHOEI estão em vigor durante todas as fases da produção, desde a fabricação da estrutura externa até o ponto de montagem final. Além disso, amostras são regularmente retiradas da produção normal e testadas nas próprias instalações de teste da SHOEI. Todos os anos, mais de 3.000 capacetes são testados para garantir a segurança e destruídos ao fazê-lo. Esses capacetes de teste são uma grande contribuição para a segurança geral de nossos produtos.

©shoei co. ltd. Todos os direitos reservados.